sábado, 8 de agosto de 2009

LIMPEZA DE PELE PROFUNDA


PARA QUE SERVE A LIMPEZA DE PELE PROFUNDA?Serve para ficar com os ósteos desobstruídos de sujidades, deixando a pele mais fina, macia e viçosa. Além da aparência saudável e límpida, fica mais receptível aos cosméticos, melhora inclusive nos resultados dos tratamentos estéticos como peelings, cirurgias, preenchimentos... A pele íntegra facilita também na cicatrização.
QUAL O INTERVALO DE TEMPO DE UMA LIMPEZA DE PELEPARA OUTRA?Depende do tipo de pele. Peles oleosas recomenda-se fazer uma vez por mês, peles mistas a cada dois meses e peles secas a cada três meses.
HÁ QUEM DICA QUE NÃO É BOM FICAR ESPREMENDOO ROSTO... POR QUÊ?Não é aconselhável fazer isso por conta própria, em casa sem nenhuma higiene, técnica e conhecimento. As esteticistas são profissionais habilitadas para este trabalho, utilizando produtos, equipamentos e técnicas estritamente profissionais.
QUANTO TEMPO DURA UMA SESSÃO DE LIMPEZA DE PELE?Se for a limpeza de pele superficial (higienização) aproximadamente uma hora. Se for a limpeza de pele profunda (onde há extração) aproximadamente duas horas e meia.

Limpeza de pele é tratamento básico contra acne
A limpeza de pele, além de limpar, claro, serve também para deixar a pele mais bonita. O método consiste na extração de comedões (cravos), pústulas (espinhas) e mílios (pontos brancos), que se formam devido à secreção normal da pele (sebo) somada às impurezas do meio ambiente, como a poluição”, diz o dermatologista Marcelo Bellini.

Segundo ele, não existe uma idade pré-definida, mas sim o momento em que a necessidade deixa claro que a pele precisa. “A limpeza de pele deve ser feita a partir do momento que surgirem os primeiros cravos ou espinhas, normalmente no início da puberdade”, diz o dermatologista.
Apesar da pele oleosa ser a que mais precisa deste tipo de cuidado, as secas, desidratadas ou mistas também devem ser limpas profundamente - o que muda é o tempo. Enquanto uma pele oleosa chega a pedir uma limpeza a cada 20 ou 30 dias, os outros tipos de pele ganham maior intervalo entre as sessões.

Se você já decidiu que vai fazer uma limpeza de pele, é bom saber quais cuidados deve adotar na hora de procurar um centro de estética. O primeiro passo é buscar um profissional especializado. Também vale dar atenção aos cosméticos que vão ser usados durante o procedimento e verificar se equipamentos e materiais estão em bom estado.

“O primeiro passo da limpeza é uma higienização total do rosto, limpando a pele com um sabonete específico para pele oleosa, seca ou mista, seguida por uma esfoliação. Com a pele limpa, é aplicado um tônico, que serve para equilibrar e depois produtos emolientes, que auxiliam na extração dos cravos. Em seguida, o rosto recebe uma vaporização de ozônio durante 15 ou 20 minutos, para dilatar os poros, facilitando a remoção das impurezas, que é feita manualmente. A extração deve ser delicada, para não marcar a pele”.
Para fechar os poros, a pele passa por uma cauterização com um aparelho de alta freqüência, que também é antibactericida. Durante 20 minutos, a pessoa fica com uma máscara, removida com água. O processo é finalizado com uma massagem e a aplicação de um filtro solar”, diz o dermatologista.

E sobre cutucar a pele em casa, um alerta da dermatologista Ellen Sauer Montenegro , Clinica Médica Dr Wagner Montenegro: “o risco mais óbvio e comum é a extração parcial das lesões. Se um adolescente resolve fazer a extração na frente do espelho porque não ‘agüenta’ ver aqueles pontos indesejados no rosto, ele pode apertar demais e acabar ferindo a pele. Ou, se a lesão dói, ele pára a extração no meio e ela acaba inflamando e se tornando uma pústula (pus). Ou seja, fica pior do que estava!”

Um comentário: