sábado, 8 de agosto de 2009

Seu cabelo está envelhecendo?


Bem, o tempo é cruel com todas nós, isto é fato. Não contente em acabar com pele e afins, ele acaba também com a saúde de suas madeixas…
Isso acontece porque à medida que os anos passam o metabolismo desacelera, perde-se aminoácidos, que são essenciais para os cabelos e estes se tornam finos, fracos e quebradiços.
Ainda contribuem para isso o nosso stress diário, o corre corre do cotidiano, os raios solares, a poluição, poeira e etc, etc, etc… Ou seja, tudo conspira contra não?
Sem pânico! Esta fase provavelmente ainda não chegou para você, mas saiba que poderá chegar e conhecer as causas e prevenir-se é sempre bom!
Os Sinais: Fique alerta e de olho nos “sinais” que o tempo dá!
Se o cabelo afina: A produção de queratina (proteína que “recheia” os fios) diminui, logo os cabelos ficam mais finos e consequentemente, frágeis.
O cabelo perde a cor: As células que produzem a melanina (que dá a pigmentação) desaceleram a produção e começam a surgir os fios brancos…
Demora a crescer: Por causa das mudanças no seu organismo, a renovação celular fica mais lenta e isso influencia no crescimento capilar.
Diminuição de volume: Culpe seus hormônios, a falta de estrogênio deixa seus fios escassos.
AGENTES INTERNOS
Hormônios em queda: Especialmente o estrogênio, indispensável para a nutrição — força e beleza — do cabelo, que cessa a produção com a chegada da menopausa.
Manutenção: Faça exames regulares; cheque com seu médico a necessidade de realizar ou não reposição hormonal; invista em massagens no couro cabeludo para melhorar a circulação sanguínea, que favorece o transporte de nutrientes para os folículos pilosos (onde nascem os fios). Não confunda: gravidez, amamentação, primeira menstruação, troca de anticoncepcional — tudo isso desencadeia uma oscilação hormonal intensa que pode tanto deixar seus fios extrabrilhantes, fortes e fartos quanto condená-los a um look murchinho. Mas tudo isso é temporário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário