sábado, 8 de agosto de 2009

Queda de cabelo, e unhas fracas, são consequência da falta de qual vitamina no organismo?

É a falta de vitamina B12.. Cabelos e unhas impecáveis:Para melhorar a saúde dos cabelos e das unhas, os ingredientes são basicamente os mesmos. Isso porque Eles são formados pelo mesmo tecido, compostos por queratina, um tipo de proteína produzido pelo organismo , esclarece a nutricionista. A vitamina B12, encontrada nas carnes, ovos e leite, por exemplo, atua na formação da queratina e por isso é apontada como beneficiadora dos cabelos e das unhas. (Hidrate a pele da cabeça aos pés )

Vitamina B12
A cobalamina (ou cianocobalamina), também conhecida como vitamina B12, tem as seguintes funções no nosso organismo:
Necessária à eritropoiese, e em parte do metabolismo dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos;
Possui uma função indispensável na formação do sangue;
Necessária para uma boa manutenção do sistema nervoso.
Segundo a organização norte-americana Food and Nutrition Board, a dose diária de vitamina B12 necessária para o organismo é de 2,4 microgramas (mcg) para adultos, 1,2 mcg para crianças de até oito anos e 2,8 mcg para gestantes e mães que amamentam

Fontes Naturais de Vitamina B12
Fígado
Carnes vermelhas
Ovos
Leite
Peixes


A SAÚDE DO CABELO E DAS UNHAS
O CABELO
Os cabelos crescem numa parte específica da epiderme, denominada couro cabeludo. Não são apenas um
“acessório” estético; funcionam como um isolante térmico, protegem a cabeça das radiações solares e de choques
mecânicos.
O fio de cabelo divide-se em três partes: cutícula, córtex e medula.
A cutícula é a camada externa do fio de cabelo que protege a estrutura. É transparente, o que permite ver a cor do fio
do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição), por acção mecânica (escovar, pentear) e por
manipulações químicas (permanentes, pinturas, madeixas, reflexos).
O córtex é a parte intermediária onde transformamos a estrutura do cabelo.
A medula é a parte central do fio de cabelo.
Num cabelo saudável, cada fio de cabelo é coberto por uma camada de cutículas fechadas que protegem o interior do
cabelo. A cutícula tem um aspecto regular, mantendo as moléculas de água e de proteína no seu interior. Este cabelo
apresenta-se, forte, com brilho e macio.
Cabelo que cai...
Se mesmo com todos os cuidados que dispensa com o seu cabelo – lavagem, champô, amaciador, máscara,
hidratação, evitar água muito quente e secagens frequentes com secador quente – os fios andam sem brilho,
quebradiços ou caindo, está na hora de procurar ajuda.
A beleza e a saúde do cabelo estão relacionadas com a quantidade de nutrientes e água presentes no mesmo.
Quando faltam ou são insuficientes, o cabelo fica sem brilho, quebradiço, espiga e cai. O cabelo “alimenta-se" de duas
maneiras: através da nossa alimentação e dos produtos que utilizamos (champô, amaciador, máscaras, cremes, etc.).
Um cabelo danificado apresenta anomalias na estrutura dos fios e do couro cabeludo. As cutículas estão abertas, o
que provoca a perda de brilho, humidade e resistência. Muitas vezes trata-se de um desgaste provocado por produtos
químicos (permanentes, tintas, etc.), ou danos físicos (exposição acentuada aos raios ultravioletas, abuso de
utilização do secador, escovagem violenta).
Cortes, pinturas, lacas, lavagens, secagens, permanentes... Ao longo da sua vida, o nosso cabelo passa por uma
série de experiências destinadas a seguir tendências da moda e criar efeitos estéticos. Mas, ao longo deste processo,
os danos causados no cabelo podem ser graves e irreversíveis.
O cabelo está interligado principalmente com sistema nervoso, o circulatório e o imunitário. Assim se explica o facto
de, nalgumas perturbações da saúde, o cabelo seja um dos primeiros órgãos a dar sinais, alterando o seu aspecto.
Os sinais mais comuns são cabelo fino, sem brilho, espigado, quebradiço e queda.
Quando o organismo necessita de um nutriente que estiver em falta, o cabelo é um dos locais onde poderá ir buscálo,
causando o seu enfraquecimento.
As células que constituem o cabelo estão em constante renovação, sendo normal perder cerca de 50 a 100 cabelos
por dia.

AS UNHAS
As unhas são constituídas por queratina. São produzidas por glândulas situadas na sua base que produzem grossas
camadas de queratina, mantendo-se aderidas à pele até à sua extremidade.
As unhas proporcionam precisão na manipulação dos objectos e facilitam o segurar dos mesmos.
Unhas que se quebram...
As unhas são cada vez mais um “acessório” de beleza, mais relacionadas com o universo estético feminino. E, muitas
vezes, unhas bonitas é sinónimo de unhas bem cortadas, limadas, mas também pintadas. O uso contínuo de verniz e
acetona ou removedores de verniz podem danificar as unhas. Por outro lado, o contacto permanente com a água,
detergentes ou outros produtos químicos pode levar a que passado algum tempo as unhas tenham um aspecto
estriado, frágil ou comecem a quebrar. Nestas circunstâncias, recomenda-se então o uso de luvas sempre que
possível.
O CABELO E AS UNHAS “ALIMENTAM-SE” DE QUÊ?
A prática diária de uma alimentação racional e equilibrada, em paralelo com a adopção de um estilo de vida
adequado, deveria fornecer todos os nutrientes imprescindíveis ao desenvolvimento e manutenção de uma vida
saudável, incluindo a saúde do cabelo e das unhas.
Mas a realidade actual é bem diferente. O estilo de vida urbano pouco saudável, caracterizado por hábitos alimentares
desequilibrados, falta de exercício físico regular, consumo excessivo de álcool, stress, tabagismo, contacto com a
poluição, falta de tempo para refeições saudáveis, originam carências alimentares de nutrientes essenciais para o
bom funcionamento do organismo humano. Estes factos evidenciam a necessidade de complementar a dieta diária
com nutrientes não ingeridos através da alimentação.
A saúde e a beleza do cabelo e das unhas estão dependentes de uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes
essenciais e água. A prática regular de exercício físico dá também uma ajuda, uma vez que favorece a circulação
sanguínea, garantindo o transporte de oxigénio e nutrientes a todas as células do organismo.
Os minerais, os oligoelementos, as vitaminas, as proteínas, os ácidos gordos essenciais e os fitoactivos são as
principais substâncias que devem integrar a alimentação de quem deseja ter cabelo e unhas saudáveis. A nível do
cabelo, combatem a queda, fortalecem, estimulam o crescimento, melhoram a elasticidade e aumentam o tempo de
vida das células que constituem a fibra capilar. A nível das unhas, fortalecem, estimulam o crescimento e evitam que
se quebrem com facilidade.
Vitaminas
”Alimentam” profundamente o cabelo e as unhas, estimulam o crescimento e combatem a acção nefasta dos radicais
livres responsáveis por danos a nível celular. A sua carência enfraquece o cabelo, levando à sua queda, e torna as
unhas frágeis e quebradiças.
Vitamina A
Impede a degeneração das células do cabelo devido a oxidação. Regula a produção sebácea, reduzindo a oleosidade
excessiva do couro cabeludo. Melhora a elasticidade do cabelo e regula a multiplicação celular.
Vitamina B1
É benéfica para o sistema nervoso e combate os efeitos negativos do stress.
Vitamina B2

Permite a formação do glutatião que capta os radicais livres. Essencial para unhas saudáveis e para o crescimento do
cabelo.
Vitamina B5
É importante para combater a queda do cabelo e estimular o seu crescimento.
Vitamina B6
Intervém na síntese da queratina, sendo fundamental para a saúde do cabelo e das unhas.
Biotina (Vitamina B8)
Essencial para o crescimento das células. Favorece a produção de queratina, fundamental para a estrutura do cabelo
e das unhas. É imprescindível para o tratamento da queda do cabelo e para o fortalecimento das unhas.
Ácido Fólico (Vitamina B9)
Retarda o embranquecimento do cabelo e ajuda a combater a sua queda.
Vitamina B12
É fundamental para o crescimento e divisão das células.
A Vitamina C
É um poderoso anti-oxidante, actuando contra o envelhecimento celular. Activa a produção de colagénio, uma
substância que confere dureza aos tecidos. A vitamina C ajuda na absorção do ferro, mineral favorece cabelo e unhas
saudáveis.
Vitamina E
É um poderoso anti-oxidante, combatendo os efeitos nocivos dos radicais livres principalmente a nível das células e
dos tecidos. Previne os danos celulares devido aos raios ultravioletas e retarda o envelhecimento. Favorece a
microcirculação a nível do couro cabeludo.
Minerais e oligoelementos
Participam no metabolismo das proteínas responsáveis pela formação e estrutura do cabelo e das unhas. A sua
carência torna o cabelo e as unhas mais finas, frágeis e quebradiças. A remineralização da fibra capilar e da
estrutura das unhas é assim fundamental para se ter cabelo e unhas bonitas e saudáveis.
Magnésio
Favorece a produção de energia a nível das células é é importante para a sua renovação. Ajuda na manutenção da
saúde do cabelo e das unhas.
Zinco
Participa na síntese de proteínas, em especial queratina, o que o torna fundamental para a manutenção da saúde do
cabelo e das unhas.
Ferro
É importante para o combate à queda do cabelo. As mulheres necessitam de uma reserva maior de ferro do que os
homens para que este mineral “alimente” a raiz do cabelo e as unhas. Unhas quebradiças ou com sulcos, pode ser
um sintoma de anemia por carência de ferro.

Sódio
Ajuda a manter a quantidade de água adequada no cabelo.
Enxofre
Essencial para a formação de queratina.
Potássio
Controla a quantidade de água presente nos fios de cabelo.
Cálcio
Contribui para a formação das proteínas do cabelo, bem como para o metabolismo do ferro e da vitaminas
imprescindíveis para o crescimento do cabelo. A sua carência deixa o cabelo frágil e quebradiço.
Silício
Participa na formação das unhas e do cabelo. Diminui a queda do cabelo e fortalece as unhas quebradiças.
Ácidos gordos essenciais
São fundamentais para a formação de queratina e colagénio a nível do cabelo e das unhas. A sua carência origina a
formação de caspa e fragilidade capilar e das unhas. Fazem parte das membranas das células e participam no
metabolismo normal do cabelo e das unhas.
O óleo de salmão e o óleo de borragem são ricos nestes nutrientes.
Fitoactivos
São ricos em ácido oléico, ácido linoléico, proteínas, flavonóides, carotenóides. Possuem propriedades antioxidantes,
emolientes, nutritivas e regeneradoras a nível dos fios de cabelo, tornando-os homogéneos e fáceis de pentear. Estão
presentes, por exemplo, no óleo de amêndoas, óleo de pêssego, extracto de azeitona e extracto de uva.
Proteínas
São essenciais para o crescimento e reparação do cabelo e das unhas.
ESCOLHA ALIMENTOS RICOS EM NUTRIENTES PARA CABELO E UNHAS FORTES E SAUDÁVEIS
Carne, peixe, cereais, ovos, lacticínios e derivados, leguminosas (soja, por exemplo), frutos secos são as melhores
fontes de proteínas.
Os peixes gordos como o salmão e a sardinha são ricos em ácidos gordos essenciais, além de vitaminas e minerais.
As vitaminas encontram-se nas frutas e vegetais, algas, ovos, leite e derivados, óleos vegetais prensados a frio
(azeite, por exemplo), gérmen de trigo, sementes oleaginosas, semente de linhaça, peixes gordos, arroz integral,
levedura de cerveja, leguminosas, grãos integrais e fígado.
Os minerais existem no tomate, grãos integrais, legumes e vegetais verde-escuros (por exemplo, espinafre, couve de
bruxelas, agrião, brócolis), sementes oleaginosas (abóbora e girassol, por exemplo), abacate, melão, ananás,
banana, pimento vermelho, alho, cebola, ovos, peixe, carnes magras, cogumelos, gérmen de trigo, levedura de
cerveja, amêndoas, nozes, amendoim, feijão preto, soja, abóbora, grão de bico, lentilha.

Tenha sempre à mão uma garrafa de água e vá bebendo ao longo do dia. Recomenda-se beber pelo menos a
ingestão de 1,5 l de água por dia.

Um comentário:

  1. gostei de saber pois fazia coisas erradas para melhorar o cabelo

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